Atendimento Domiciliar

Personal Mamãe Bebê

A EXCELLENCE CARE traz até você um novo conceito de atendimento domiciliar na área de obstetrícia, intitulado programa PERSONAL MAMÃE BEBÊ.

O programa vem revolucionar a assistência ao binômio mãe e filho e incentivar o aleitamento materno nos lares brasilienses.

A assistência é realizada por uma enfermeira-obstetra e uma técnica de enfermagem que acompanhará a mãe e sua família, durante todo período necessário à sua independência e bem-estar.

No período do nascimento do bebê, existem significativas mudanças no organismo da mãe e no ambiente familiar que necessitam de acompanhamento e apoio de profissionais especializados, visando o bem estar de todos os atores desse processo.

Além das alterações físicas, ao retornar para casa, a mãe terá uma nova rotina que inclui amamentação, troca de fraldas, banhos e curativos do coto umbilical. Tarefas muitas vezes um pouco complicadas principalmente para as “mamães de primeira viagem”.

O objetivo do nosso programa é tornar este momento o mais tranquilo e prazeroso possível.

Os pais devem escolher quem irá cuidar do bebê, antes mesmo dele nascer. A escolha de uma enfermeira obstetra que prestará toda a assessoria necessária nos primeiros momentos de vida do bebê é um serviço que pode acalmar a família a auxiliar no bem estar de todos.

A escolha da babá ideal também é muito importante, e o serviço de Personal Mamãe Bebê vem para ajudar nessa hora.

A maioria dos pais fica tão preocupada em arrumar o quarto, o enxoval, ver a maternidade, como será o parto, que se esquece de que a escolha destes profissionais é muito importante para o dia-a-dia depois que o filho nascer.

Quando o bebê sai da maternidade, é o começo de uma nova vida em casa. Por isso, o primeiro cuidado que um bebê necessita é a proximidade da sua mãe.

Na atualidade, é comum que logo após o nascimento se coloque o bebê em cima da mamãe, assim como a prática do rooming-in (quando mãe e filho ficam juntos, no mesmo quarto).

Sobretudo para as mamães primíparas, os primeiros dias de vida trazem conjuntamente, diversas sensações.

Por um lado, é o momento da separação entre ela e o seu filho depois de meses de contato íntimo. Por outro lado, há o puerpério e seus incômodos normais. Somado a isso, há a responsabilidade total pelo pequenino, por quem às vezes ela se sente atemorizada.

Há que viver a experiência para compreender o que significa para uma mãe entregar-se a um recém-nascido. E isso é muito difícil nos primeiros dias, nos quais se estabelece a relação mãe-filho e se aprende a interpretar as necessidades do bebê.

A mamãe necessita de muito apoio, e – para poder dar ao seu filho o que necessita – é muito importante que saiba relaxar ao máximo nos momentos em que se sente mais tensa. Geralmente, a maioria das dificuldades têm a ver com a alimentação, mas na realidade não são (a natureza encarrega-se de que a maioria das mamães tenham leite). São apenas dificuldades no estabelecimento do vínculo.

A mãe, estando relaxada e bem assessorada, é a mais indicada para acalmar o filho. Muitas vezes, isto é difícil porque elas não têm o conhecimento de como se cria um bebê, ou pela tensão, ou pelo fato de que a relação funciona como um “espelho” e o bebê também fica tenso e ansioso quando a mãe assim está.

Superado o problema do vínculo mãe-filho – a base de tudo – podemos focar nos cuidados quotidianos do bebê.

Nossos profissionais estão capacitados para realizar as atividades relacionadas abaixo, objetivando conforto, comodidade, segurança e tranquilidade em relação aos cuidados com o recém-nascido.

ATIVIDADES OFERECIDAS:

  • Orientar os pais naquelas dúvidas mais comuns no dia-a-dia;
  • Acompanhar a mamãe e o bebê durante pré-natal, parto e puerpério;
  • Confeccionar e organizar o chá do bebê com lista personalizada de acordo com a proposta de um nascimento saudável;
  • Acompanhar a família durante as primeiras semanas do pós-parto;
  • Realizar os cuidados com o recém-nascido;
  • Apoiar durante as primeiras semanas da amamentação;
  • Promover treinamento de babás;
  • Assessorar para o crescimento e desenvolvimento saudável;
  • Cursos para grupos de gestantes e seus familiares;
  • Oferecemos também suporte de babysitter diária para ajudar aos pais que necessitam de suporte para férias, festas, viagens, final de semana e etc…
  • Atividade física para gestante, bebê e no pós-parto;
  • Orientar na alimentação da gestante, puérpera e do bebê após o sexto mês de vida;
  • Shantala e ofurô para seu bebê;
  • Como carregar seu bebê em um sling;
  • Auxílio no Aleitamento Materno e na assistência ao binômio mãe e filho.

Cuidados Essenciais

mae-bebeMuitas mães não possuem informações claras e adequadas sobre amamentação e por falta de apoio e assistência adequada deixam precocemente de amamentar seus filhos, ocasionando problemas que poderiam ser prevenidos e diminuindo a possibilidade de um crescimento físico e mental com maior qualidade para os seus bebês.

Para as mães, a amamentação traz várias vantagens, entre elas, a regressão mais rápida do útero, prevenção do câncer de ovário, útero e mamas e diminuição do risco de hemorragia e de anemia pós-parto, entre outras.

O Ministério da Saúde indica o Aleitamento Materno por 6 meses exclusivamente e depois por até dois anos ou mais.

O aleitamento materno fornece nutrientes, calor e carinho e é essencial na primeira meia hora pós-parto, sendo um diferencial comprovado cientificamente como importante para o começo do vínculo entre a mãe e o bebê, para o estabelecimento do aleitamento materno e diminuição da mortalidade infantil nas primeiras horas de vida.

A observação da pega e sucção do recém-nascido nestes primeiros momentos, poderá resultar na detecção precoce de problemas, os quais poderão acarretar o desmame precoce.

O trabalho do enfermeiro visa facilitar a vinculação afetiva entre mãe, bebê e família, bem como estimular e acompanhar o cuidado da mãe na assistência ao seu bebê a termo ou prematuro, preparando todos para o retorno para casa e, conforme necessário, realizar visitas domiciliares de acompanhamento no pós-alta.

Deste modo, as intervenções oferecidas, como o acolhimento, as reflexões e as informações às gestantes e sua família, tendem a minimizar a ansiedade própria deste momento, favorecendo a interação e vinculação com este bebê.

O cuidado com a alimentação e nutrição da gestante é essencial também para seguir com uma gestação saudável e tranquila e para o bebê ter boas condições de se desenvolver e nascer com saúde.

A atividade física no pré-parto prepara a gestante com exercícios de fortalecimento para a musculatura perineal, membros superiores e inferiores, através de exercícios isométricos e aeróbicos; alongamentos; exercícios de correção postural para favorecer o equilíbrio corporal da gestante; técnicas de respiração para parto; drenagem linfática para prevenir e/ou evitar transtornos circulatórios.

O objetivo da atividade física no pré e pós-parto é garantir à gestante uma gravidez mais saudável e tranquila.

EXCELLENCE CARE com seu programa de PERSONAL MAMÃE BEBÊ vem para apoiar você e toda a sua família para o momento mais feliz da sua vida e de sua família que é a chegada de um novo e único ser.