Plano de Parto – Você sabe o que é?

Plano de parto? O que é isso? Já ouviu falar?

Então, mamães, o Plano de Parto nada mais é do que o documento que impede que os imprevistos aconteçam.

Imagine vocês chegando na maternidade sem saber o que fazer e nem o que vão fazer com vocês em um momento tão delicado como esse. Isso sem contar que ainda hoje temos profissionais muito ligados a protocolos antigos, ultrapassados e cheios de intervenções desnecessárias.

Sendo assim, o melhor é utilizar-se de um Plano de Parto e conversar com o profissional que irá acompanhá-la, sobre cada passo do trabalho de parto que você pretende ter. Se você não tem convênio, não tem problema! Vá até à maternidade, mesmo pública, e se informe sobre todos os passos pelos quais passam as parturientes, desde a internação até a alta.

Fazer um Plano de Parto tem três funções muito importantes:

  1. Evitar imprevistos;
  2. Levar você a conhecer, refletir e fazer suas próprias escolhas;
  3. Deixar suas preferências bem claras para a equipe que vai te acompanhar.

O Plano de Parto é tão importante que é uma das primeiras recomendações que a OMS faz para otimizar, o nível do atendimento dado as famílias e seus bebês.

Por causa dessa importância, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o plano de parto durante todo o mês de abril, para juntos construirmos um plano adequado para o bem-estar de todos.

Se você tiver alguma pergunta sobre plano de parto, envie para [email protected] e vou responder aqui nas próximas conversas.

Grande abraço!

Enfermeira Márcia Madeira.

birth plan