Dormir não pode ser um luxo para as mães

ceu-estrelado

Para as gestantes, a frase é corriqueira: “Aproveita para dormir enquanto pode, depois…”. Nós, do Personal Mamãe Bebê afirmamos: você precisa dormir! Sabemos que a rotina é pesada: amamentar, trocar a fralda, esperar a cólica passar… A maratona dos primeiros meses é puxada. E as horas de descanso, com cochilos maldormidos, sono picado e noites em claro não são suficientes para repor as energias.

Você sabia que estudos comprovam que as mães são duas vezes e meia mais propensas do que os pais a acordar no meio do sono para cuidar dos filhos? No primeiro ano de vida da criança, 32% despertam durante a noite, contra apenas 11% dos homens, entre 20 mil casos pesquisados.

As consequências? Mal humor, cansaço e falta de pique. Mas dá para melhorar bastante e relaxar um pouco mais. Como? A gente te mostra agora!

Para terminar o dia e aliviar as tensões acumuladas, faça esse exercício de relaxamento no quarto, antes de deitar.

  1. Deite-se na cama de barriga para cima e com as pernas afastadas. Esfregue uma palma da mão na outra até aquecê-las e coloque-as sobre o peito. Isso ajuda a controlar as emoções e gera alegria.
  2. Pense em coisas boas e conserve a posição por um tempo até sentir-se em paz.
  3. Deixe as mãos do lado do corpo com a palma voltada para cima e comece o relaxamento visualizando cada parte do seu corpo dos pés à cabeça, livre de tensões e sobrecargas.

bebe_dormindoOutra dica é investir no sono do bebê. Dê um banho antes de dormir usando chá de camomila na água para relaxar, adormecer mais rápido e por mais tempo. Se a criança estiver agitada, uma opção é massageá-la com óleos de lavanda, melissa ou camomila, plantas com propriedades calmantes. Quando o filho dorme bem, a mãe tem mais tempo para o próprio descanso.

Pare de se cobrar ser a “Senhora Mãe Perfeita”! Ao colocar a cabeça no travesseiro, conscientize-se de que é hora de descansar, ter paz de espírito, sem ficar se cobrando ou remoendo coisas, como a louça que não lavou ou a roupa que não colocou na máquina. A mente precisa estar vazia para ser possível dormir bem. E perfeição é coisa que não existe!