Casa segura para o bebê

O curso CASA SEGURA PARA O BEBÊ aborda as questões relacionadas à segurança, conforto e bem-estar do seu bebê. Saiba como estruturar a casa de maneira segura para a chegada do bebê. Importante saber o que fazer com tomadas, plantas, quinas de móveis, portas, escadas, janelas e como armazenar os produtos de limpeza, cosméticos e remédios. O curso orienta para a prevenção e atenta para os itens de segurança importantes de se ter em casa e também ensina os primeiros socorros em casos de acidentes.

casa-segura-bebe-personal

A casa normalmente é um perigo para um bebê. Especialmente quando ele começa a engatinhar ou ensaiar os primeiros passinhos. Por isso é importante ter atenção a alguns pontos especiais:

Tomadas elétricas – substitua todas para os novos modelos, à prova de crianças.

Pisos – sempre verifique se não há objetos soltos e pequenos no chão que possam ser engolidos por eles.

Fios elétricos – procure esconder sempre. Quando não houver jeito, prenda com prendedores específicos para isso ou com cola quente para que não fiquem soltos e fáceis para o bebê colocar na boca. Objetos como secadores de cabelo precisam estar desligados da tomada quando não estiverem em uso.

Escadas – importante ter portões de segurança para evitar que o bebê tenha acesso a elas.

Plantas – retire-as do chão. Muitas podem ser tóxicas e o bebê pode comer a terra do vaso.

Mobílias – não coloque perto de janelas para que o bebê não possa escalar. Estantes, sempre que possível, devem estar presas à parede. Você não acredita na habilidade e rapidez de um bebê!

Quarto do bebê

Nada de mobiles ou brinquedos suspensos que ele possa retirar.

Baús de brinquedos sem tampa para que não machuque os dedinhos.

Essa é a que as mães menos gostam, especialmente aquelas que adooooram um enfeite lindo do quarto dos bebês. Cobertores pesados, enfeites de berço ou bichinhos de pelúcia: NÃO podem ficar no berço do bebê! O risco de asfixia é enorme!

casa-segura-cozinha-personal

Cozinha

Produtos de limpeza – mantenha em um armário alto. NUNCA  debaixo da banca da cozinha.  Caso não seja possível, use trancas à prova de crianças.

Sempre que for cozinhar, cabos voltados para dentro evitando que a criança puxe as panelas.

Remédios – NUNCA ao alcance de crianças! As bolinhas são coloridas e extremamente chamativas.

Little girl playing a dangerous game with medical pills
Banheiro
Bebês podem se afogar em uma pequena quantidade de água. Não deixe a torneira aberta com o bebê sem supervisão.

Cuidado com o vaso. O bebê pode abrir e… o resultado geralmente é desastroso!

Ajuste a temperatura da água do banho para prevenir uma queimadura. O melhor é testar colocando o seu o cotovelo ou o pulso para sentir a temperatura.

Lembre-se: crianças precisam de espaço e supervisão. Mesmo que você tenha todos os itens de segurança, não está livre de acidentes. Espaços ao ar livre, poucos móveis em casa, brinquedos adequados a cada idade são importantes para que ela possa se desenvolver e brincar.

Crianças não possuem noção dos perigos e são muito curiosas, afinal, estão em um momento de explorar e descobrir a vida. E muitas não tem medo das ações mais perigosas. Por isso, esteja sempre ao lado dos pequenos. É como diz o ditado antigo: “um olho no peixe, outro no gato”!

Liberdade aliada ao amor e cuidados, ajudam a criar filhos saudáveis e felizes.

whatsapp-image-2016-10-22-at-19-03-32-1

  • Olá, Mavy!

    Agora o Personal Mamãe Bebê realiza esse curso direto na casa das mamães. Se você reside no Plano Piloto ou adjacências, o valor do curso é R$ 150.

    Att,
    Equipe Personal Mamãe Bebê