Acupuntura para Gestantes, Bebês e Crianças

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tem uma história muito rica e antiga, com relatos datados de 2.200 A.C. É a terceira forma de medicina mais antiga do mundo. Suas antecessoras são a Medicina Egípcia e a Medicina Babilônica, que é reconhecida pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO, como patrimônio cultural intangível da humanidade, desde 19 de novembro de 2010.

A Medicina Tradicional Chinesa advém de um conjunto de práticas terapêuticas onde os principais métodos de tratamento são: Acupuntura, Auriculoterapia, Do In, Fitoterapia Chinesa, Moxabustão, Tui Na, Ventosaterapia e práticas físicas que incluem o Chi Kung e o Tai Chi Chuan. Esta medicina fundamenta sua teoria nas bases filosóficas da natureza, com princípios que governam o funcionamento do organismo, e sua interação com o ambiente, procurando aplicar esta abordagem tanto no tratamento quanto na manutenção da saúde.

Acupuntura

efeito da agulhaA acupuntura é realizada com a aplicação de agulhas filiformes (muito finas) em pontos específicos do corpo, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

Essa prática consiste no estímulo de pontos ligados ao sistema nervoso, que provocam reações no organismo, como bloqueio de dor, relaxamento da musculatura, estímulo de funções imunológicas, entre outras.

O objetivo da acupuntura é restabelecer a normalidade do fluxo de energia do organismo, para que ele possa continuar seu trabalho de curar a si mesmo ou prevenir doenças.

Algumas modalidades são aplicadas em idades e condições específicas:

Acupuntura para Gestantes

web70A acupuntura é indicada no tratamento para gestantes com problemas típicos desta fase, como enjoos, distúrbios emocionais, dores de cabeça e nas costas. Estudos recentes revelaram que a acupuntura pode ser eficaz também para reduzir os sintomas de depressão durante a gravidez. A técnica também pode auxiliar na redução de inchaços e ansiedade, comuns da mãe, principalmente quando a hora do parto está chegando. Além disso, a acupuntura melhora a circulação e relaxa a musculatura.

Mas, atenção, é importante realizar a acupuntura com profissionais habilitados, pois há pontos proibidos durante a gestação!

Acupuntura Ginecológica

A acupuntura ginecológica é uma técnica excelente para mulheres que queiram fazer um tratamento totalmente natural para problemas comuns femininos, pois trabalha focada no alívio da TPM, cólicas, cistos ovarianos, infertilidade, menopausa entre outros.

Acupuntura Pediátrica Sem Agulhas

1A acupuntura pediátrica tem como diferencial, a forma de atendimento da criança e o tipo de estímulo utilizado. Bebês e crianças de até 7 anos respondem muito bem aos estímulos com sementes de mostarda, o que torna o tratamento indolor e seguro. A aplicação da acupuntura é feita em meio a atividades lúdicas, para tornar o tratamento prazeroso para a criança.

Quando as sementes são aplicadas na criança, o corpo libera um Imagem008neurotransmissor conhecido como somastina, que possui efeito analgésico local. A partir daí, a criança não sente mais a dor e várias reações são desencadeadas, como as substâncias que promovem a estimulação do sistema imunológico, além de outras que promovem o efeito terapêutico desejado (como a endorfina, serotonina, dopamina, cortisol etc). Isso significa que  a acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio.

O tratamento tem como objetivo diminuir a incidência das doenças e afecções frequentes na criança, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético. Ajuda a diminuir a frequência de aparecimento de várias doenças e afecções como as viroses respiratórias, como a gripe, resfriado, viroses intestinais.

Cuidados necessários

Como é um método que transpassa a pele, para evitar a transmissão de doenças, o ideal é que as agulhas sejam descartáveis ou individuais. No primeiro caso, elas são jogadas no lixo após a sua aplicação. No outro, cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, mas que também devem ser submetidas à esterilização.

Michelle HanneschNo Personal Mamãe Bebê, a acupuntura é aplicada pela profissional Michelle Hannesch, acupunturista e terapeuta naturalista. Michelle tem formação em Medicina Tradicional Chinesa, é professora de Reiki pela The International Center for Reiki Training/Michigan, terapeuta floral pela The Bach Centre/Inglaterra, especialista em Acupuntura Pediátrica sem Agulhas e Acupuntura Ginecológica. Atualmente participa do programa Anti-Tabagismo do Ministério do Planejamento.

Agende seu horário pelo (61) 8304-8181. Descontos exclusivos para clientes Personal Mamãe Bebê.